Vila Guilherme: Center Norte abre as portas nesta quarta-feira
quarta-feira, 28 de setembro de 2011O Shopping Center Norte, no bairro da Vila Guilherme, estava funcionando, normalmente, na manhã desta quarta-feira (28). A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo determinou o fechamento do centro comercial até sexta-feira (30) devido ao risco de explosão por gás metano.
A determinação foi tomada na última terça-feira (27). O estabelecimento foi ainda multado em R$ 2 milhões por não atender exigências ambientais da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
No mesmo dia da decisão municipal, o estabelecimento enviou nota dizendo que está tomando as medidas legais possíveis. A direção do shopping também diz não concordar com a medida, uma vez que alega estar cumprindo as exigências da Cetesb para resolver a questão ambiental. A assessoria de imprensa informou que é feito o monitoramento diário da área e das obras para a instalação de drenos para a exaustão do gás metano existente no solo, conforme os planos e os cronogramas apresentados à Cetesb em 31 de agosto de 2011.
Além disso, a nota diz não há presença de gás metano no interior das lojas. De acordo com as aferições do shopping, a substância está localizada abaixo do piso do empreendimento (ou seja, na camada de terra abaixo do piso de concreto de até 70cm), onde as condições para que ocorra uma explosão são nulas, segundo a empresa.
Risco de explosão
Na quinta-feira (22), técnicos da Cetesb constaram que o Shopping Center Norte não instalou o sistema de extração de gases conforme exigiu o órgão.
A medida afastaria o risco potencial de explosão na área do empreendimento. Devido ao não cumprimento do pedido, está mantida a aplicação de multa diária de R$ 17.450.
O estabelecimento, construído em 1984 sobre um antigo lixão, entrou para a lista de áreas contaminadas críticas por causa do risco de explosão.
A aplicação da multa diária, válida pelo período de 30 dias, persistirá até que a direção do shopping atenda às exigências da Cetesb, que consistem ainda numa investigação detalhada e na avaliação de risco nas áreas do Center Norte, Lar Center e supermercado Carrefour.
Fonte: R7