Subprefeitura da Vila Guilherme finaliza obra de Praça
sexta-feira, 1 de junho de 2012Terminarem nesta semana as obras de implantação de acessibilidade na Praça José Felippetti, na Vila Isolina Mazzei. O serviço, bastante solicitado pela comunidade, teve o acompanhamento da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SEMPED) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
A SEMPED foi responsável por verificar todas as alterações necessárias para a instalação da acessibilidade, de acordo com a legislação vigente. Já a CET promoveu a sinalização horizontal no local, com a faixa de pedestres pintada na travessia.
Foram feitas duas rampas de acessibilidade e adequação do acesso à banca de jornal. Além disso, foram substituídos dois bancos de concreto com encosto e criado espaço reservado à pessoa com mobilidade reduzida. Houve, ainda, adequação da altura da mesa com espaço apropriado às pessoas com mobilidade reduzida, adequação do corrimão, colocação de piso tátil de alerta e implantação de guia de balizamento no acesso ao Posto da Policia Militar. Alguns pisos danificados e desnivelados também foram corrigidos.
É importante ressaltar que esse tipo de serviço é realizado sempre com a interação entre a Subprefeitura, a CET e a SEMPED, uma vez que há locais onde é inviável a implantação de faixas de pedestres, colocando em risco a vida dos cidadãos. Portanto, um estudo preliminar e um acompanhamento constante das obras são elementos fundamentais para o sucesso da implantação da acessibilidade. No último mês, engenheiros e arquitetos da Subprefeitura Vila Guilherme/Vila Maria foram também submetidos a um curso específico sobre o assunto, tendo inclusive aulas práticas que os obrigavam a perceber os ambientes na perspectiva de pessoas com deficiências e mobilidade reduzida.
Fonte: Prefeitura de S. Paulo
Mais notícias sobre a Vila Guilherme:
- Metano: gás que ameaça shopping na Vila Guilherme é fonte preciosa de energia
- Encontro na Vila Guilherme resgata personalidades
- Inscrições para vagas em hipermercados da cidade estão disponíveis no CAT na Subprefeitura da Vila Guilherme
- Prefeitura entra com recurso na Justiça para fechar shopping na Vila Guilherme
- Shopping na Vila Guilherme corre risco de explodir, afirma Cetesb