Teste com lençol mostra poluição na Vila Guilherme
segunda-feira, 20 de junho de 2011Há cerca de um mês, um lençol foi pendurado na janela de uma casa no bairro da Vila Guilherme, Zona Norte de São Paulo, e ele continuava branquinho nesta sexta-feira (17). Segundo o Respirômetro, aparelho que mede a qualidade do ar, o índice de material particulado no local foi de 59 µg/m³.
Na Zona Oeste, o lençol do RespirAR foi colocado no bairro Alto de Pinheiros, em uma academia. O prédio foi projeto para ser sustentável: tem bastante luz natural e a água usada na piscina e nos chuveiros é aquecida por um sistema de mangueiras que funciona com a luz do sol.
O lençol está em uma varanda, no escritório da academia. Ele começou a revelar a poluição do local. O que o pano mostrou, o Respirômetro comprovou. Em frente ao estabelecimento, na Rua Cerro Corá, ele marcou 257 µg/m³, índice considerado péssimo.
“A gente não esperava. Aqui no Alto de Pinheiros é uma região até um pouco mais arborizada. Com o tempo a gente vem notando que a poluição está em todo lugar”, comenta Noara Pozzer, coordenadora de marketing da academia.
Medições
Na Marginal Tietê, uma das vias mais movimentadas e cheias de caminhões da cidade, o Respirômetro registrou, na altura da Ponte das Bandeiras, 51 µg/m³. Vale lembrar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) tolera até 50 µg/m³.
Fonte: G1
Mais notícias sobre a Vila Guilherme:
- Vila Guilherme: X 9 Paulistana realiza ensaio neste fim de semana
- CAT na Subprefeitura Vila Guilherme realiza Rodada de Orientação para o Trabalho a partir de hoje (22)
- Vila Guilherme receberá programação da Virada Esportiva 2013
- Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme realiza serviços de zeladoria na região
- Vila Guilherme: Empresa de reciclagem que funcionava irregularmente é fechada