Vila Guilherme: Lojista do Center Norte quer adicional
sexta-feira, 18 de novembro de 2011O Sindicato dos Comerciários de São Paulo ajuizou nesta sexta-feira uma ação civil pública com pedido de adicional de periculosidade a cerca de sete mil funcionários contra as lojas do Shopping Center Norte e do Lar Center, no guia da Vila Guilherme, Zona Norte da capital.
O sindicato alega que os estabelecimentos foram construídos sobre um lixão onde há risco de explosão devido ao vazamento de gás metano do subsolo, o que, segundo a legislação trabalhista, dá aos empregados o direito a receber o adicional de periculosidade retroativo aos últimos cinco anos.
Segundo cálculos do sindicato, os valores coletivos da indenização requerida podem chegar a R$ 15 milhões. A entidade leva em consideração o cálculo de 30% para o adicional a um salário médio de R$ 1,5 mil mensais.
Vazamento/ No fim de setembro, o Shopping Center Norte foi interditado e pagou multas por causa do vazamento de gás na área devido à falta de drenos para exaustão de metano no subsolo.
O complexo de lojas foi erguido sobre um aterro sanitário e a Cetesb, companhia ambiental de São Paulo, avaliou que existia risco de explosão do metano acumulado ao longo dos anos.
À época a Cetesb disse que o gás metano acumulado também oferecia risco para um conjunto habitacional Cingapura situado na Avenida Zaki Narchi, na mesma região, onde moram aproximadamente 900 pessoas.
Fonte: Rede Bom Dia
Mais notícias sobre a Vila Guilherme:
- Hoje acontece a tradicional Festa Junina do CECCO na Vila Guilherme
- Vila Guilherme recebe Etapa Preparatória da Conferência Municipal de Meio Ambiente
- Córregos da Vila Guilherme e de toda capital recebem limpeza durante a semana
- Polícia prende na Vila Guilherme grupo suspeito de planejar roubo de carga de tecido
- Vila Guilherme comemora 99 anos com uma grande festa